Depto Financeiro | 64 3495-8106

Secretaria | 64 3495-8119

Biblioteca

A Biblioteca Jerônimo Nunes Tassara foi criada pela Lei N° 949/90 de 14 de maio de 1990, com instalações no antigo prédio da Escola Municipal Jerônimo Carlos do Prado, onde na época funcionava a Fundação de Ensino Superior de Goiatuba – FESG. Mudou-se, provisoriamente, em meados de 1997, sendo instalada na GO 320, Km 01, s/n, Jardim Santa Paula, sendo estas as novas e atuais instalações da FESG. Transferiu-se definitivamente para as atuais instalações em 2001, no mesmo endereço, com área total construída de 520 m2.

A Biblioteca presta serviços aos alunos, professores, funcionários e pesquisadores e está assim estruturada: recepção, guarda volumes, salão de leitura, baias de estudo individual, três salas de estudo em grupo, uma sala de processamento técnico climatizados e bem iluminados; espaço do acervo; uma sala de multimídia com computadores.

O acervo bibliográfico da Biblioteca do UniCerrado é atualizado e também as instalações internas são definidas e divididas de acordo com as Normas Técnicas e as necessidades dos alunos à pesquisa e propostas dos docentes, quanto aos trabalhos acadêmicos. A Biblioteca foi submetida, recentemente, a um processo de informatização, dividido em etapas, seguindo um padrão básico nacional, utilizando-se da plataforma Windows e outros aplicativos tecnológicos.

O acervo da biblioteca é formado por fontes de informação tecnicamente organizadas, possibilitando a transformação da informação em conhecimento. O sistema de consulta ao acervo e empréstimo é informatizado e o sistema utilizado é o ArchesLib, e os documentos que compõem o acervo priorizam as áreas do conhecimento dos cursos em funcionamento no Centro Universitário de Goiatuba, principalmente as bibliografias básicas e complementares, além das áreas afins.

Seu principal objetivo, enquanto biblioteca institucionalizada academicamente é disseminar a informação para a comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários), atuando na transformação de cidadãos em profissionais qualificados, bem como, atender à comunidade das proximidades, a fim de exercer o seu papel social de disseminar e democratizar o conhecimento.

As instalações apresentam condições adequadas de isolamento acústico, iluminação, ventilação, mobiliário e aparelhagem específica, proporcionando conforto aos usuários e atendendo a todas as condições de salubridade.

A biblioteca possui, ainda, Regulamento próprio, onde estão detalhados os meios e condições de utilização da mesma, bem como as normas de funcionamento.

O serviço de empréstimo da Biblioteca Jerônimo Nunes Tassara é facultado aos docentes e aos alunos regularmente matriculados do UniCerrado, bem como ao pessoal técnico-administrativo.

A aquisição do acervo para os cursos de Graduação, se materializam periodicamente sempre que os docentes passam demandas para o setor de compras que semestralmente abre processo licitatório para aquisição de obras.
A Biblioteca conta com duas bibliotecárias, auxiliares de biblioteca.

QUADRO DE FUNCIONÁRIOS

CARGO

QUANTIDADE

Bibliotecária

02

Auxiliar de biblioteca

04

TOTAL

06

Para o UniCerrado a Biblioteca é uma estrutura estratégica para a qualidade de seus cursos, e por decorrência, dá o devido suporte e apoio a Comissão de Biblioteca que tem como titulares as duas bibliotecárias efetivas do quadro, Lic. Ana Rosa Guimarães Alves, Esp. CRB 3234 e Adm. Nilma Soares Pereira Cunha, Esp. CRB 3241 e um docente no meado pelo Reitor, no momento o Prof. Msc. Alzair Eduardo Pontes.
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 7 horas às 22:30 e aos sábados das 8 às 12 horas. E, durante a pandemia: de segunda a sexta, das 8 horas às 18 horas.

O Centro Universitário de Goiatuba adquiriu base de dados virtual, ampliando assim o acervo disponível.
A instituição propicia aos discentes e docentes além da biblioteca física, uma biblioteca virtual, propiciando que a comunidade acadêmica possa manusear os mais variados tipos de livros e de maneira atualizada. A biblioteca virtual, é gerenciada por uma plataforma “Minha Biblioteca” que é uma ferramenta digital de livros formada pelas principais editoras do Brasil: Grupo A, Grupo Gen-Atlas, Manole, Saraiva, Cengage Learning, Zahar, Grupo Autêntica, Editora Cortez, entre outras. Tudo isso em uma plataforma prática, inovadora e amigável que pode ser usada em computadores, tablets e smartphones.

A BV UniCerrado oferece a comunidade acadêmica (discentes docentes e servidores administrativos) o acesso a milhares de livros técnicos, científicos e profissionais de qualidade.

Os usuários podem acessar via internet o acervo com mais de 7.500 mil títulos das principais editoras acadêmicas do país.
A BV UniCerrado oferece gratuitamente, treinamento aos usuários na modalidade Online. O acesso à plataforma é feito por meio de login e senha, onde todos os alunos matriculados já são automaticamente cadastrados no sistema.

Não há limites de usuários e nem filas de espera. Ou seja, todas as licenças contratadas pode ser simultaneamente acessadas.

Os usuários da BV UniCerrado podem realizar acessos simultâneos e, assim, ter à disposição conteúdos de diversas áreas sempre que precisar.

Espaço físico

INFRA-ESTRUTURA FÍSICA DA BIBLIOTECA

DESCRIÇÃO DA ÁREA

ÁREA

Área destinada ao acervo

250 m²

Área destinada para estudos

210 m²

Área destinada para estudos em grupo

60 m²

Área construída total

520 m²

Sistema de informatização e multimídia

MICROCOMPUTADORES

DISCRIMINAÇÃO

USO DA ADMINISTRAÇÃO

USO PÚBLICO

Computadores

04

10

TOTAL

04

10

ACESSO A INTERNET

Conexão com cabo de rede

Wifi/Wireless

 

Rolar para cima