Close

Progic

A iniciação científica (IC) é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação na pesquisa, despertando talentos para a ciência. É uma ferramenta de apoio teórico e metodológico à formação de uma nova mentalidade no aluno. O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica ou Tecnológica com bolsas oferecidas pela própria Instituição. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio – aluno voluntário. 

O QUE É O PROGIC?

O Centro Universitário de Goiatuba – Unicerrado, por considerar a Iniciação Científica ferramenta necessária à sua política de incentivo a pesquisa estabeleceu o Programa de Iniciação Científica – Progic. O Progic está vinculado a PROPPG e segue as

diretrizes do Comitê de Iniciação Científica (CIC)/ Unicerrado. Têm por objetivos despertar entre os estudantes de graduaçãoo interesse pela investigação científica e inovação tecnológica; proporcionar aos estudantes a aprendizagem de técnicas e metodologias científicas; preparar o discente para o acesso à programas de pós-graduação; fomentar a produção acadêmica dos discentes e permitir um maior envolvimento em atividades de investigação científica multidisciplinar. O Progic possui duas modalidades, bolsista, onde ao aluno é concedido uma bolsa no valor de R$ 250,00 descontados em sua mensalidade, e voluntário, onde o aluno participa das atividades de iniciação cientifica, porém sem remuneração. 

COMO PARTICIPAR? 

O aluno deve procurar um professor do departamento, com disponibilidade para orientação e verificar as vagas disponíveis para projetos de IC. Tendo sido selecionado um aluno, o professor deve então elaborar uma proposta de projeto, dentro dos moldes exigidos pelo CIC e inscrevê-lo no Edital do Progic. O Edital de seleção é divulgado semestralmente, e as propostas de projeto avaliadas por um comitê interno.