Close

Podem participar professores Mestres e Doutores, efetivos ou contratados, que gostam de pesquisar e publicar, incluindo o corpo discente nos projetos de pesquisas.

A Iniciação Científica faz com que o aluno tenha contato com o universo acadêmico, enriqueça o currículo lattes, contribua com a pesquisa e a ciência nocentro universitário, mantenha contato mais próximo com professores que podem ajudar a iniciar uma carreira acadêmica, além de divulgar a instituição no âmbito científico.

Para o incentivo à IC, o Unicerrado disponibiliza uma quantidade limitada de bolsas por semestre, sendo o valor atribuído descontado na mensalidade do aluno. Além disso, o aluno pode também se inscrever no programa como voluntário, no qual participa de todas as atividades de IC, porém sem remuneração.

Para o aluno bolsista a dedicação é EXCLUSIVA, não sendo possível qualquer outro vínculo empregatício. Já para o aluno na modalidade voluntária é possível realizar outras atividades, como estágio, por exemplo.

Após o período de inscrições, todos os projetos submetidos são avaliados pelo Comitê de Iniciação Científica (CIC), o qual normatiza e coordena às atividades da IC. Caso os projetos, alunos e orientadores esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo CIC, o projeto será deferido e os alunos indicados poderão ser contemplados com bolsa ou participarem do programa como voluntários. Se o número de alunos indicados às bolsas for superior a quantidade de bolsas disponíveis, estes poderão candidatar-se como voluntários ou se inscreverem no Edital do próximo semestre.

Não, pois a bolsa não é regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), não havendo, portanto, vínculo de trabalho com a IES.

O discente deverá dispor de no mínimo 08 horas semanais se for bolsista, e no mínimo 04 horas semanais se for voluntário para as atividades de IC.

Em caso de não cumprimento dos requisitos e compromissos estabelecidos pelo programa, o pagamento do incentivo à produção poderá ser suspenso por um período a ser determinado pelo CIC. Além disso, a PROPPG poderá solicitar a devolução à IES do(s) valores(s) atualizado(s) da(s) bolsas(s) recebida(s) indevidamente, sendo o mesmo incluído no relatório anual de pesquisas não finalizadas e impedido por dois anos de participar de qualquer Edital do Unicerrado.