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Graduação em Pedagogia

Ato Autorizativo: Decreto 96.776/1988, de 27 de setembro de 1988

Ato de Reconhecimento: Resolução CEE/CES Nº 14, de 23 de março de2017

Objetivo do Curso: Formar professores para exercer o magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Vagas de Vestibular: 100 vagas
Turno: Noturno
Carga Horária Total: 3500
Número de Períodos: 8
Quantidade de Professores: 14
Número Total de Alunos: 135

Lúcia Helena Silva Daur

Resumo do Curriculo: Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2002), graduação em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (2003), especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2002).

Especialização em Literatura Infanto Juvenil (UFU- 2003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Literatura Infantil, Avaliação Educacional, Língua Portuguesa e Artes. Professora titular da UNICERRADO desde 2001 e diretora do Curso de Pedagogia desde 2016.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230423J7

Ato de nomeação no UNICERRADO: Portaria 16/12/2016

O curso de Pedagogia do Centro Universitário de Goiatuba UNICERRADO foi criado conforme a Portaria 1.523 de 21/10/1993 e publicado no diário oficial de 22 de outubro de 1993. A necessidade social/demanda regional dos municípios circunvizinhos, bem como da própria sede, proporcionaram e fundamentaram o pedido de autorização para o curso.

Desde sua criação a equipe de docentes vem adequando as metodologias utilizadas na abordagem dos conteúdos ministrados, aprimorando as atividades de ensino e extensão desenvolvidas tanto pelos docentes como pelos alunos quando da elaboração dos trabalhos de conclusão de curso, além de implementar projetos de extensão que envolve a participação de um percentual considerável dos discentes, como o NIP (Núcleo Infantil de Práticas Pedagógicas).

A reflexão quanto ao perfil do acadêmico deu-se tomando como base a função social do pedagogo, na formação de um cidadão crítico e participativo, bem como suas ações capazes de se destacar desde o aspecto educativo até suas realizações sociais. A defesa por um profissional dinâmico quanto comprometido fará a diferença significativa no ambiente profissional, na atuação com as famílias, com a sociedade a qual participa. A perspectiva de um profissional inovador pressupõe uma formação que dê subsídios para sua avaliação prática num momento posterior. Considerando esse perfil, a proposta da comissão comunga a defesa da formação de profissional atento às mudanças e promovendo o acompanhamento global, que se impressione com a possibilidade de inovar, que não meça esforços para promover mudanças efetivas da realidade sociocultural.

O Projeto Pedagógico Institucional do UNICERRADO está inserido no PDI da IES e, por ser parte integrante deste, o Projeto Pedagógico do Curso assume sua missão, objetivos e metas. Assim, o curso tem os seguintes objetivos:

  • Promover, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, todas as formas de conhecimento;
  • Ministrar o ensino superior visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da profissão nos diferentes campos de trabalho, da investigação, do magistério e das atividades culturais, políticas e sociais;
  • Manter ampla e diversificada interação com a comunidade, traduzindo uma relação orgânica entre UNICERRADO e sociedade, pela articulação entre a Instituição e as entidades públicas e privadas de âmbito regional, nacional e internacional;
  • Estudar os problemas socioeconômicos da comunidade, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento regional, estadual e nacional, bem como para a qualidade da vida humana;
  • Incentivar a fixação dos nativos da região para a autossuficiência posterior nas áreas dos cursos superiores disponíveis implantados;
  • Constituir-se em fator de integração da cultura nacional e da formação de cidadãos;
  • Estimular o desenvolvimento de uma consciência ética na comunidade acadêmica;
  • Cooperar com os poderes públicos, universidades e outras instituições científicas, culturais e educacionais brasileiras, estrangeiras e internacionais;
  • Desempenhar outras atividades na área de sua competência;
  • Formar profissionais e especialistas de nível superior;
  • Promover a extensão do ensino e da pesquisa à comunidade, mediante cursos e serviços especiais.
Docente Titulação Área de Conhecimento Docência/Disciplina Regime de Trabalho
Elis Maria de Sousa  Especialista Pedagogia Met da Pesq em Educ Total
Elza Maria do S. da Silva Mestre Pedagogia Fund e Met Educ Especial Total
Janice Aparecida Silva Especialista Letras Hist. Geral Educ Total
Juldisandra Amélia Mestre Pedagogia Estágio Supervisionado Total
Leyce Aparecida Silva Especialista Pedagogia Fund. Ens Ciências Total
Lézia Amorim Canedo Gonçalves Mestre Letras Língua Portuguesa Total
Lúcia Helena Silva Daur Especialista Pedagogia Literatura Infantil Total
Miguel Patrício da Silva Especialista Pedagogia Matemática Aplicada Total
Mônica Bandeira Corrêa Mestre Psicologia Psicologia da Educação Total
Núbia Garcia de Sousa  Especialista Pedagogia Filosofia da Educação Total
Reginaldo Alves de Andrade Mestre Ciência da Computação Tecnologia da Informação da Educ Total
Sônia Maria de Jesus Especialista Educação Física Fund Met do Ens de Arte Total
Wanderlan R. de Oliveira Especialista Pedagogia Direito Estrut da Educ Básica Total
Welthon Rodrigues Cunha Doutor Filosofia Met do Ens Religioso Total
 

 

RESULTADOS OBTIDOS EM AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS DO CURSO

Em construção.

O curso de Pedagogia da UNICERRADO tem como público alvo:

  • Pessoas portadoras de diploma do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para a docência;
  • Profissionais que atuam em atividades da educação, interessados em valorizar sua carreira, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
  • Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram atualizar conhecimentos na área da educação.

A via de acesso ao curso é por vestibular presencial, presencial agendado, com a abertura de editais, transferências interna e externa e,  como portador de diploma.