Close

Pedagogia

Graduação em Pedagogia

Ato Autorizativo: Decreto 96.776/1988, de 27 de setembro de 1988Ato de Reconhecimento: Portaria 1.010/2014, de 24 de abril de 2014

Objetivo do Curso: Formar professores para exercer o magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Vagas de Vestibular: 100 vagas por ano
Turno: Noturno
Carga Horária Total: 3.200
Número de Períodos: 7
Quantidade de Professores: 14
Número Total de Alunos: 169

Elis Maria de Sousa

Resumo de Curriculo: Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba. Especialista em Psicopedagogia, professora Coordenadora Pedagógica da Educação Básica na Escola Municipal Professora Irene Rosa Ferreira da Secretaria Municipal da Educação de Goiatuba – SEMEC. Experiência em Educação, com ênfase em Metodologia de Ensino, Metodologia da Pesquisa, Avaliação e Orientação de Projetos e Estágio Supervisionado. Professora titular da FAFICH e Coordenadora do curso de Pedagogia.

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Ato de nomeação na FAFICH: Falta ainda

O Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – FAFICH foi implantado no ano de 1989, conforme a Portaria nº 1.523, de 21 de outubro de 1993 e publicado no Diário Oficial em 22 de outubro de 1993, e até a atualidade procura atender a demanda na formação de professores para atuarem nos anos iniciais da Educação Básica, na região Sul do Estado de Goiás.

A necessidade social e a demanda regional dos municípios circunvizinhos, bem como de Goiatuba, proporcionaram e fundamentaram o pedido de autorização para o curso.

O grande desafio na formação do pedagogo é a articulação entre o pensar teórico e prática transpor o que é determinado pela Lei de Diretrizes e Bases e pelas Novas Diretrizes Curriculares, que prevê formar profissionais que superem o domínio teórico-prático exigido pelo mercado de trabalho, enquanto agentes inovadores e transformadores da realidade sociocultural, inseridos e valorizados no mundo do trabalho.

O curso de Pedagogia da FAFICH assim objetiva formar professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e  outras áreas nas quais sejam previstos conteúdos pedagógicos.

 

1º PERÍODO
Código Disciplina CR CH

Total

CH

Teo

CH

Pra

Núcleo Natureza
NC-01 Antropologia da Educação 2 40 40 NC OBR
NC-02 Filosofia da Educação I 2 40 40 NC OBR
NC-03 Fundamentos da Educação Infantil I 2 40 40 NC OBR
NC-04 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I 2 40 40 NC OBR
NC-05 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I 2 40 40 NC OBR
NC-06 História Geral da Educação 2 40 40 NC OBR
NC-07 Metodologia da Pesquisa em Educação I 2 40 40 NC OBR
NC-08 Psicologia da Educação I 2 40 40 NC OBR
NC-09 Sociologia da Educação I 2 40 40 NC OBR
NE-01 Tecnologia da Informação na Educação I 2 40 40 NE OBR
TOTAL 20 400 400

 

2º PERÍODO
Código Disciplina CR CH

Total

CH

Teo

CH

Pra

Núcleo Natureza
NE-02 Didática e Formação de Professores I 2 40 40 NE OBR
NC-10 Fundamentos da Educação Infantil II 2 40 40 NC OBR
NC-11 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I 2 40 40 NC OBR
NC-12 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I 2 40 40 NC OBR
NC-13 Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia nos anos Iniciais do Ensino Fundamental I 2 40 40 NC OBR
NC-14 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa nos anos Iniciais do Ensino Fundamental II 4 80

 

40 40 NC OBR
NC-15 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Matemática nos anos Iniciais do Ensino Fundamental II 4 80

 

40 40 NC OBR
NC-16 História da Educação Brasileira 2 40 40   – NC OBR
TOTAL 20 400 320 80

 

 

3º PERÍODO

Código Disciplina CR CH Total CH

Teo

CH

Pra

Núcleo Natureza
NE-03 Didática e Formação de Professores II 2 40 40 NE OBR
NC-17 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Literatura Infanto-juvenil I 2 40 40 NC OBR
NC-18 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Artes nos anos Iniciais do Ensino Fundamental II 4 80

 

40 40 NC OBR
NC-19 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências nos anos Iniciais do Ensino Fundamental II 4 80

 

40 40 NC OBR
NC-20 Fundamentos e Metodologia do Ensino de História e Geografia nos anos Iniciais do Ensino Fundamental II 4 80

 

40 40 NC OBR
NE-04 Cultura Escolar e Currículo 4 80 80 NE OBR
  TOTAL 20 400 280 120

 

4º PERÍODO

Código Disciplina CR CH Total CH

Teo

CH

Pra

Núcleo Natureza
NE-05 Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental I 7 140

 

80 60 NE OBR
NC-21 Filosofia da Educação II 2 40 40 NC OBR
NC-22 Fundamentos da Ética 2 40 40 NC OBR
NC-23 Fundamentos e Metodologia do Ensino de Literatura Infanto-juvenil II 2 40 40 NC OBR
NE-06 Fundamentos e Metodologia da Educação Especial I 2 40 40   – NE OBR
NC-24 Psicologia da Educação II 2 40 40 NC OBR
NE-07 Sexualidade Infantil 2 40 40 NE OBR
NC-25 Sociologia da Educação II 2 40 40 NC OBR
NE-08 Tecnologia da Informação na Educação II 2 40 40 NE OBR
  TOTAL 23 460 400 60

 

5º PERÍODO

Código Disciplina CR CH Total CH

Teo

CH

Pra

Núcleo Natureza
NE-09 Avaliação Educacional 4 80 80 NE OBR
NE-10 Biologia Educacional 4 80 80 NE OBR
NC-26 Direito e Estrutura da Educação Básica 4 80 80 NC OBR
NE-11 Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental II 7 140

 

80 60 NE OBR
NE-12 Fundamentos e Metodologia da Educação Especial II 2 40 40 NE OBR
NE-13 Introdução à Psicopedagogia 2 40 40 NE OBR
  TOTAL 23 460 400 60

 

6º PERÍODO

Código Disciplina CR CH Total CH

Teo

CH

Pra

Núcleo Natureza
NE-14 Estágio em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental III 6 120

 

80 40 NE OBR
NE-15 Fundamentos do Ensino Religioso 2 40 40 NE OBR
NC-27 Fundamentos e Metodologia de Libras I 2 40 40 NC OBR
NC-28 Metodologia da Pesquisa Educacional II 4 80 80 NC OBR
NC-29 Organização do Trabalho Pedagógico 2 40 40 NC OBR
NE-16 Pedagogia de Projetos I: interdisciplinaridade 4 80 40 40 NE OBR
NC-30 Políticas Públicas Educacionais 4 80 80 NC OBR
  TOTAL 24 480 400 80

 

7º PERÍODO

Código Disciplina

 

CR CH Total CH

Teo

CH

Pra

Núcleo Natureza
NE-17 Ecopedagogia: Educação e Meio Ambiente 2 40 40 NE OBR
NE-18 Educação de Jovens e Adultos 2 40 40 NE OBR
NC-31 Fundamentos e Metodologia de Libras II 2 40 40 NC OBR
NE-19 Gestão e Organização Escolar 4 80 80 NE OBR
NE-20 Metodologia do Ensino Religioso 2 40 40 NE OBR
NE-21 Pedagogia de Projetos II: transversalidade 4 80 40 40 NE OBR
NE-22 Pedagogia e Ambientes não escolares 2 40 40 NE OBR
NE-23 Trabalho de Conclusão de Curso 4 80 80 NE OBR
  TOTAL 22 440 400 40

RESULTADOS OBTIDOS EM AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS DO CURSO

O curso de bacharelado de Engenharia Civil da FAFICH tem como público alvo:

  • Pessoas portadoras de diploma do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para a contabilidade;
  • Profissionais que atuam em atividades da contabilidade, interessados em valorizar sua carreira, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
  • Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram atualizar conhecimentos da contabilidade.

A via de acesso ao curso é por vestibular presencial, presencial agendado, com a abertura de editais, transferências interna e externa, e como portador de diploma.