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Graduação em Letras

Ato Autorizativo: O Projeto Pedagógico do Curso de Letras foi concebido com base na Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 -Ministério da Educação/Conselho Nacional de EducaçãoResolução CEE PLENO N. 03, de 29 de abril de 2016, e na Resolução CNE/CES N. 11/2002, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Licenciatura em Letras e na Lei nº 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).

Ato de Reconhecimento: Resolução CEE/CES N.71, de 10 de outubro de 2018.

Vagas de Vestibular: 50 vagas anuais
Turno: noturno
Carga Horária Total: 3.720 h
Número de Períodos: 3 períodos
Quantidade de Professores: 9 professores
Número Total de Alunos: 50

Fernanda Gomes da S. Nakamura

Resumo de Currículo: Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IPEE, atuo na área da educação há 12 anos, dez anos no ensino superior, mestranda pela Universidade Federal de Goiás/Regional Catalão.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3367339719411702

Ato de nomeação no UNICERRADO: PORTARIA Nº 772/2018 – DE 23 DE JANEIRO DE 2018

O Curso de Letras foi criado em 2003, tem como foco atender aos interesses da região de abrangência do Centro Universitário de Goiatuba- UniCerrado e apresenta características  que visam possibilitar a fixação de pessoal qualificado, quer no serviço público, pela evidente expectativa de atendimento às necessidades sociais, quer em empresas privadas já existentes, ou mesmo como empreendedor autônomo, no caso de organizações que dão assistência aos alunos com aulas de reforço ou cursos de língua estrangeira (inglês) ou de produção textual. Os anseios regionais passam, também, pela expectativa de renovação da prática de ensino de linguagem e melhoria na qualidade de ensino. O curso tem duração de quatro (4) anos ( Resolução CEE/CES N.71, de 10 de outubro de 2018),  com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas, ele funciona no período noturno, são disponibilizadas 50 vagas e o vestibular acontece anualmente.

O Curso de Letras do Centro Universitário de Goiatuba-UniCerrado prioriza a abordagem pedagógica centrada no desenvolvimento da autonomia do aluno promovendo a articulação constante entre ensino, pesquisa e extensão, além de articular indiretamente com uma possível pós-graduação.

A estrutura curricular está dividida em três pilares (eixos temáticos) que concentram conjuntos de conhecimentos essenciais: os conteúdos básicos ligados à área dos Estudos Linguísticos e Literários da Língua Portuguesa, bem como as didáticas próprias de cada área, juntamente com as pesquisas que as embasam; e os conteúdos caracterizadores de formação do profissional em Letras: Conhecimentos pedagógicos e Conhecimentos advindos da experiência.

Vinculado ao Curso de Letras, o Projeto do Centro de Extensão em Línguas/CEL encontra-se em pleno exercício, com turmas de Língua Inglesa, de Língua Francesa, Libras e Braile. Salientamos que o curso de Braile é oferecido gratuitamente, como contrapartida ao desenvolvimento social da comunidade e é ministrado por professor com necessidade visual oportunizando ao mesmo o exercício de atividade profissional remunerada, comprovando que a inclusão é possível quando humanizamos nosso olhar e nos dispomos a oferecer oportunidades. Dessa forma, os alunos, também com necessidade visual, sentem-se estimulados e incluídos em uma vida de realizações possíveis.

 

AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO CURSO DE LETRAS

Os objetivos propostos para o curso de letras necessitam ser coerentes com o perfil dos formandos contemplando, claramente, também as competências e habilidades específicas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Letras (CNE/CES 492/2001) quais sejam:

  • Domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
  • Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • Preparação profissional, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
  • Percepção de diferentes contextos interculturais;
  • Utilização dos recursos da informática;
  • Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.
  • Formar, profissionalmente, o discente proporcionando uma base específica consolidada, para que o mesmo esteja apto a atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins.
  • Capacitar o discente para resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação universitária em Letras.
  • Proporcionar conhecimento para que o discente em Letras possa se tornar um profissional compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho.
  • Oportunizar ao discente do Curso de Letras a ampliação do senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.
DISCIPLINAS CH

 

PCCC* Créditos

 

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AACC

Estágio supervisiomadoo
1° semestre
Morfossintaxe Aplicada da Língua Portuguesa  66h 14h 4
Leitura e Produção Textual 66h 14h 4
Teoria Literária I 33h 07h 2
Literatura Brasileira I 66h 14h 4
Língua Inglesa I 66h 14h 4
Metodologia do Trabalho Científico I 33 07 2
Subtotal 330 h 70h 20  25 h 0
2° semestre
Língua Portuguesa I (fonética e fonologia) 66 h 14h 4
Língua Inglesa II 66 h 14h 4
Literatura Brasileira II 66 h 14h 4
Linguística Geral I 66 h 14h 4
Teoria Literária II 33 h 07h 4
Educação Ambiental 33 h 07h 2
 Subtotal 330 h 70h 20  25 h 0
3° semestre
Língua Portuguesa II (morfologia) 66 h 14h 4
Literatura Brasileira III 66 h 14h 4
Língua Inglesa III 66 h 14h 4
Linguística Geral II 66 h 14h 4
Literatura Infanto-juvenil 66 h 14h 4
 Subtotal 330 70h 20  25 h 0
4° semestre
Língua Portuguesa III (sintaxe) 66 h 14h 4
Literatura Brasileira IV 66 h 14h 4
Estudos de Variação e Mudança Linguística 33 h 07h 2
Fundamentos Etimológicos 33h 07 2
Fundamentos e Práticas em LIBRAS 66 h 14h 4
Língua Inglesa IV 66 h 14h 4
 Subtotal 330 70h 20  25 h
5° semestre
Língua Portuguesa V (estilística e semântica) 66 h 14h 4
Literatura Portuguesa I 33 h 07h 2
Língua Inglesa V 66h 14h 4
Filosofia, Educação e Sociedade 33h 07h 2
Psicologia da Educação 66 h 14h 4
Teorias do Texto 66h 14h 4     –
 Subtotal 330 70h 20  25 h
6° semestre
Língua Portuguesa VI (gramática histórica) 66 h 14h 4
Literatura Portuguesa II 33 h 07h 2
Língua Inglesa VI 66 h 14h 4
Estágio Supervisionado I – Língua Portuguesa e Literatura (ensino fundamental) 80h 4 100
Literaturas Africanas de Língua Portuguesa 33h 07h 2     –
Políticas Públicas e Educacionais no Brasil 33h 07h 2     –
Literatura Goiana 33h 07h 2     –
Subtotal 344h 56h 20 25 100
7° semestre
Análise do Discurso 66h 14h 4     –     –
Estágio Supervisionado II Língua Portuguesa e Literatura (ensino médio) 80h 4     – 100
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa I 80h 4     – 100
Língua Inglesa VII 66h 14h 4     –     –
Metodologia do Trabalho Científico II 33h 07h 2     –     –
Tecnologia em Educação e Pesquisa 33h 07h 2     –     –
Subtotal 358h 42h 20 25 200
8° semestre
Estágio Supervisionado de Língua Inglesa II 80h 4     – 100
Trabalho de Conclusão de Curso (orientação p o TCC)*** 80h 4     –     –
Teatro e Educação 66h 14h 2     –     –
Literatura Anglo – Saxônica 66h 14h 4     –     –
 Subtotal 292h 28h 14  25 h 100
Carga horária total dos componentes curriculares 2.644h 476 h 154 C 200 h 400 h
Carga horária total do curso: 3.720 h    –     –             –
Professor Titulação
Maria Aparecida Conti. (concursada/efetiva-dedicação exclusiva) Doutora em Linguística e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia, 2013. Mestre em Linguística e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia, 2007. Especialização em Língua Portuguesa e Linguística pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1986. Especialização em Língua Portuguesa pelo Centro Universitário de Dourados Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2003. Graduação em Letras Anglo-portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul. PR., 1973.
 Lézia Amorim Canêdo Gonçalves (concursada/efetiva)

(40 horas)

Mestrado em Letras e Linguística.
Universidade Federal de Goiás, UFG, 1992. Especialização em Língua Portuguesa, 1986. Faculdade de Formação Integrada, FFPI, Brasil. Graduação em Português e Literatura de Língua Portuguesa. Universidade Católica de Goiás, UCG, 1974.
Lúcia Helena Silva Daur (concursada/efetiva- dedicação exclusiva – 40 horas) Especialização em Psicopedagogia. 2002.Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, FAFICH, Brasil. Graduação em Letras. Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil. 2003. Graduação em Pedagogia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, FAFICH, Brasil.2002.
Mauro José Gomes

(concursado/efetivo 40 horas)

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia pelo Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei (1992) , graduação em Formação de Psicólogo pela Fundação de Ensino Superior de São João Del Rei (1992) e especialização em Psicopedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1996) . Psicólogo Educacional da Associação Desportiva para Deficientes. Tem experiência na área de Psicologia.
Welthon Rodrigues Cunha

(concursado/efetivo-dedicação exclusiva – 40 horas)

Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Católica de Goiás/UCG, 2013. Mestre em Ciência da Religião pela UCG-2004. Especialização em Educação Ambiental, UFG, 2000. Bacharel em Filosofia, UFG, 1993.
Joaquim Generoso de Freitas Neto

( contratado)

 Especialização em Linguística Aplicada à Língua Portuguesa e à Literatura, pela Faculdade APOGEU, graduação em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (UEG)
Elza Maria do Socorro da Silva

(concursada)

Mestra em Educação na UCG, Graduação em Pedagogia com especialização em Educação Infantil (UNIFAN). Especialização em Educação Inclusiva. (FABEC BRASIL). Curso de Capacitação em Libras com carga horária de 360hs, realizado na associação dos surdos de Goiânia e centro de capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez-CAS em Goiânia.
Fernanda Gomes da S. Nakamura

(contratada)

Especialização em Psicopedagogia pelo Instituto de Planejamento Educacional e Estatístico, Brasil(2008) Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, mestranda pela Universidade Federal de Goiás UFG.
Patrícia Alves de Andrade

(contratada)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras Português/ Inglês pela Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária Morrinhos (2008). Especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade do Noroeste de Minas- FINOM./ Mestre pela Universidade Federal de Goiás.

Aguardando publicação…

  • Pessoas portadoras de diploma que queiram desenvolver habilidades na aprendizagem e ensino de Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas;
  • Alunos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para o ensino da língua portuguesa e Inglesa no Ensino Fundamental e Médio;
  • Profissionais que atuam em atividades na Educação, interessados em valorizar sua carreira, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
  • Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram atualizar conhecimentos referentes ao funcionamento da Língua Portuguesa e de sua Literatura.

 

A via de acesso ao curso é por vestibular em loco, presencial agendado, com a abertura de editais, transferências interna e externa, e como portador de diploma.

II Simpósio do Curso de Letras do Centro Universitário de Goiatuba- UniCerrado

LÍNGUA E LITERATURA: caminhos e propostas que se realizará nos dias 29, 30 e 31 de Maio de 2019 no auditório interno.