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Graduação em Fisioterapia

Ato Autorizativo: Portaria nº 1406, de 05 de julho de 2010

Ato de Reconhecimento: Resolução CEE/CES n 43, de 23 de maio de 2018

Objetivo do Curso: formar um profissional generalista, crítico, apto a adquirir e produzir conhecimento técnico-científico e habilidades para executar ações efetivas no seu campo de atuação e consciente da importância e da dimensão social de seus atos perante a comunidade, com uma visão ampla e global, fundamentada no respeito aos princípios éticos/bioéticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade.

Vagas de Vestibular: 50/semestral
Turno: dioturno
Carga Horária Total: 4.730
Número de Períodos: 10
Quantidade de Professores: 22
Número Total de Alunos: 240

Rosane Emanuele Paiva

Resumo de Curriculo: Possui Graduação em Fisioterapia pela Unitri/Uberlândia-MG, em 2003, È especialista em Fisioterapia Dérmato-funcional e Acupuntura. Também especialista em Docência Universitária pelo ILES/ULBRA.

Ministrou aulas no curso tecnólogo (SENAI) em 2005. Atua no ensino superior como professora efetiva (Unicerrado/GO) desde 2005, ministrando as disciplinas de Anatomia Humana, Cinesioterapia, Ergonomia, Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Cinesiologia, Anatomia Palpatória. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisiotererapia Ortopédica, Neurológica, Dermáto-funcional, Medicina do Trabalho, Acupuntura.

Possui vínculo empregatício, do tipo Concurso Público no UNICERRADO, em Goiatuba/GO.

Mestre em Ciências Ambientais e Saúde pela PUC/GO, 2014. Doutora em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina UFG, 2018.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1148256637477128

Ato de nomeação no UNICERRADO: Portaria

Dentro dessas perspectivas e realidades da profissão está embasado o Projeto Político Pedagógico do curso de Fisioterapia da UNICERRADO, que espera formar formar profissionais problematizadores com capacidade para se adequarem às exigências da Fisioterapia e com perspectivas de adequação às constantes mudanças da sociedade e do mercado de trabalho.

O fisioterapeuta, que se define como um profissional autônomo de nível superior, atua isoladamente ou em equipes mono ou multidisciplinares, em todos os níveis de saúde, ocupando-se do movimento humano com o objetivo de preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade dos órgãos, dos sistemas e das funções corporais.

Além da fisioterapia clínica, esse profissional pode atuar na área de saúde coletiva, em programas e projetos de saúde pública e privada, nas ações básicas em saúde, na área de vigilância sanitária e gestão em saúde.

Em se tratando de educação, sua atuação poderá ser como docente em universidades, lecionando disciplinas básicas nos cursos de graduação da área de saúde e todas as disciplinas e conteúdos básicos e específicos na graduação em Fisioterapia, coordenando ou dirigindo cursos e realizando projetos de pesquisa científica e extensão.

Em decorrência das habilidades e competências adquiridas na graduação, o fisioterapeuta, atualmente, exerce a profissão, atuando em diferentes locais, tais como hospitais (ambulatórios, enfermarias, UTI´s, serviços especializados); clínicas, consultórios, indústrias, postos de saúde, creches, escolas, universidades, centros de pesquisa, clubes, órgãos governamentais, dentre outros.

Desenvolver no aluno e futuro profissional a habilidade de comunicação, sendo acessível ao outro, capaz de ultrapassar as barreiras culturais, compreender e ser compreendido por diferentes pessoas, grupos ou comunidades.

  • Habilitar o aluno a avaliar, prescrever, ministrar e supervisionar terapia física, que objetive prevenir, preservar, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistemas ou funções do corpo humano, utilizando-se de meios termoterápicos, hidroterápicos, cinesioterápicos, eletroterápicos e outros meios físico-naturais, nos diversos campos de atuação em que se fizer necessário.
  • Estimular o raciocínio crítico do aluno de graduação frente à realidade de uma população dotada de toda sua complexidade social, econômica e cultural e que necessita de atenção fisioterapêutica, fazendo-o identificar seus problemas e propor soluções.
  • Propiciar ao aluno a compreensão do processo de trabalho em saúde, inserindo-o na equipe de trabalho e estimulando sua participação em atividades multiprofissionais.
  • Capacitar o aluno a desenvolver, executar e acompanhar programas de saúde segundo diretrizes de um planejamento estratégico.
  • Habilitar o aluno a trabalhar com os indicadores de qualidade de vida, incapacidade, funcionalidade, utilizando-se da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), proposta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
  • Desenvolver a habilidade de prestar esclarecimentos, dirimir dúvidas e orientar o indivíduo e seus familiares, na sequência do processo terapêutico, mantendo a confidencialidade das informações.
  • Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na área, através de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas, pertinentes à sua vida profissional.
  • Manter controle e espírito crítico, através do rigor científico, sobre a eficácia dos recursos tecnológicos e terapêuticos, pertinentes à atuação fisioterapêutica, garantindo sua qualidade e segurança.
  • Desenvolver a habilidade para a produção e o desenvolvimento de pesquisa científica, desde sua elaboração como projeto, sua execução, análise dos dados, e finalmente a elaboração de um texto, seguindo o rigor da ciência.
  • Preparar o aluno para desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de prestar consultoria no âmbito de sua competência profissional.
  DOCENTE TITULAÇÃO DISCIPLINA
1

 

 

 

 

2

José Eduardo Machado do Amaral

(Mestre e efetivo)

 

Vinícius Emanoel Isaac Machado

(Mestre e efetivo)

Graduado em Administração Graduado em Fisioterapia em Patrocínio/MG, Especialista em

 

Administração em Fisioterapia

 

 

 

Fisioterapia Ortopédica I; Fisioterapia Ortopédica II;

Biofísica, Cinesiologia I e II

3

 

 

 

 

4

Ana Paula Gomes Fernandes

(Especialista / efetiva)

 

 

Paula Correa Neto Santos

(Especialista/efetiva)

 

 

 

 

Graduada em Fisioterapia, UNIUBE, 2007. Especialista em Saude da Mulher – CEAFI 2009

 

 

Graduada em Fisioterapia

Fisioterapia Aplicada à Dermato-funcional;

Fisioterapia Aplicada à Uro-Ginecologia e Obstetrícia;

RPG; RTM

Técnicas de Avaliação em Fisioterapia;

Equoterapia;

Fisioterapia Aplicada à Geriatria e Reumatologia;

Fisioterapia Aplicada à Saúde Coletiva

Eletroterapia;

5 Alessandro Pin

(Doutor/Efetivo)

Graduada em Fisioterapia Anatomia Palpatória;

Hidroterapia; Fototermoterapia; Fisioterapia aplicada a Neurologia I e II;

Ética e Bioética; Fundamentos de Fisioterapia

6 Prof. Kelly Cristiene de Freitas Borges (Doutora/ Efetiva)

 

 

Bióloga, Especialista em Educação Ambiental, Mestre pela UFU e Doutorado pela UFG

 

Patologia Geral ;

Microbiologia e Imunologia;

Noções de Nutrição e Metabolismo

7 Cezimar Correia Borges

(Mestre/Efetivo)

 

Graduado em Licenciatura em Educação Física, UFU, 1997.

Especialização em Gerontologia Social, UFU, 1999.

Especialização em Formação Didático-Pedagógica para o Ensino Superior, UFU, 2000.

Mestre em Gerontologia, UNB, 2009

Fisiologia Humana I;

Fisiologia Humana II;

Fisiologia do Exercício

8 Victor Fernando Couto

(Mestre/Efetivo)

Graduado em

 

Exames Complementares;

Neuroanatomia; Neurofisiologia;  Fisioterapia aplicada à Pneumologia I e II Fisioterapia aplicada á Cardiologia

Fisioterapia Hospitalar;

9 Núbia Garcia

(Especialista/efetiva)

Graduado em Filosofia

 

 

Sociologia.
10 Keila Cristina Félis

(Mestra/efetiva)

Graduada em Enfermagem pela UCG, Especialista em

 

 

 

Noções de Enfermagem e Socorros de Urgência; Saúde Coletiva e Epidemiologia
11 Mônica Bandeira Correia

(Mestra/efetiva)

 

Graduado em Psicologia do Desenvolvimento
12 Paulo Eterno Venâncio Assunção

(Mestre/convidado)

Metodologia Científica;

Pesquisa Científica e Trabalho de Conclusão de Curso I ;

Pesquisa Científica e Trabalho de Conclusão de Curso II

13 Welthon Rodrigues Cunha

(Doutor/efetivo)

 

Bacharel em Filosofia, UFG, 1992; Especialização em Filosofia Clínica, Inst. Packeter, 2009, Mestre em Ciências da Religião, PUC-GO, 2002. Filosofia Clínica e Anamnese;

Educação Ambiental e Cultura Afroindígena

14 Dorcas Fernandes dos Anjos Melo

(Mestra/efetiva)

 

Graduado em Noções de Farmacologia;

Bioquímica

15

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rosane Emanuele Paiva

(Mestra/efetiva)

 

Graduada em Fisioterapia, UNIT, 2002. Especialista em Medicina Chinesa – Acupuntura, IBEH, 2002. Especialista em Dermatofuncional, IMES, 2004  .

Especialista em Docência Universitária, ULBRA, 2007.

Mestre em Ciências da Saúde, PUC/GO, 2014

Anatomia Humana I

Anatomia Humana II

Cinesioterapia I e II

 

16

 

 

 

 

 

 

17

 

 

 

 

 

18

 

 

 

19

 

 

 

20

 

 

21

Silvana Silvéria Dias    dos Santos

(Especialista/efetiva)

 

 

 

 

Elza Maria do Socorro

(Mestra/efetiva)

 

 

 

 

Juldisandra Amélia Canedo

(Mestra/efetiva)

 

Thaísa de Paiva

(Mestra/Efetiva)

 

 

Elton Marinho

(Mestre/efetivo)

 

Sabrina Delgado

(Mestra/efetiva)

Bacharel em Comunicação, UNIUBE, 1984, Especialista em Língua Portuguesa, UNIVERSO, 2003 e Especialista em Gestão Estratégica, 2004.

 

 

Graduado em Pedagogia .

 

 

 

 

 

Graduado em

 

 

 

Graduado em

Comunicação e Expressão;

 

 

 

 

 

 

Libras.

 

 

 

 

 

Língua Inglesa

 

 

 

Psicomotricidade; Prótese e Órtese; Fisioterapia aplicada a Pediatria I e II

 

Informática em Saúde

 

 

Pesquisa Científica e Trabalho de Conclusão de Curso III Biologia Celular e Histologia;

 

RESULTADOS OBTIDOS EM AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS DO CURSO

Em construção

O curso de bacharelado de Fisioterapia do UniCerrado tem como público alvo:

  • Pessoas portadoras de diploma do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para área de Fisioterapia;
  • Profissionais que atuam em atividades correlatas a construção civil, interessados em valorizar sua carreira, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
  • Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram atualizar conhecimentos da área.

A via de acesso ao curso é por vestibular presencial, presencial agendado, com a abertura de editais, transferências interna e externa e, como portador de diploma.