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Administração

Graduação em Administração

  • Ato Autorizativo: Portaria 1.964/2008, de 24 de novembro de 2008
  • Ato de Reconhecimento: Resolução 25/2015, de 18 de dezembro de 2015
  • Objetivo do Curso: Ministrar o ensino superior visando a formação de pessoas capacitadas ao exercício da profissão de administrador nos diferentes campos de trabalho, da investigação, do magistério e das atividades culturais, políticas e sociais.
  • Vagas de Vestibular: 100 vagas por ano
  • Turno: Noturno
  • Carga Horária Total: 3.012
  • Número de Períodos: 8
  • Quantidade de Professores:
  • Número Total de Alunos: 179

 

Lucivone Maria Peres de Castelo Branco

Resumo de Curriculo:

Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba (2000), Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Anápolis (2013) e Mestrado em Gestão De Empresas pela Universidade Autonoma de Assunção (2009). Atualmente é professora titular da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba, com experiência na área de Administração, ênfase em Sustentabilidade, atuando principalmente na Gestão de Projetos, Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Indústria Alimentícia e Gestão Ambiental.

Curriculo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227161U4

Ato de nomeação na FAFICH: Portaria nº 720/2016, de 20 de junho de 2016.

A Administração é uma ciência da área humana fundamentada em sistemas e processos que buscam o planejamento, organização, direção e controle das realizações, tanto na esfera pública quanto na privada. No Brasil, a profissão foi regulamentada por meio da Lei 4.769 de 1965 que criou, também, os Conselhos Federal e Regionais de Administração (CFA/CRA). Hoje, o Administrador é o profissional responsável pelo planejamento de estratégias e pelo gerenciamento do dia-a-dia da empresa pública ou privada. A atuação do Administrador é bastante ampla. Ele atua em diversas áreas como comercial, logística, financeira, compras, recursos humanos, marketing, entre outras.

Pioneiro na FAFICH, com 27 anos de permanência, o curso de Administração foi autorizado pelo Decreto Presidencial nº 96.776, de 27 de setembro de 1988. Em 4 de julho de 1997 ele foi reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação com a Portaria Ministerial nº. 786. Sua criação se deu no rastro das grandes mudanças que vieram com as oportunidades da nova LDB (1988), do novo Código Civil e do amplo processo expansionista na educação superior, marcado pela criação de novas autarquias estaduais, fundações municipais e instituições isoladas de educação superior privadas, caracterizando a interiorização da educação superior no Estado, sobretudo, nas regiões Sul, Sudeste, Sudoeste e Oeste Goiano.

O curso de Administração da FAFICH, enfim, surgiu do reconhecimento de que a nova realidade empresarial deveria se estender a todas as empresas de todos os pontos do país e de que havia uma grande carência de profissionais na região, capazes de gerir as empresas de acordo com o novo paradigma.

O Projeto Pedagógico Institucional da FAFICH está inserido no PDI da IES e, por ser parte integrante deste, o Projeto Pedagógico do Curso assume sua missão, objetivos e metas. Assim, o curso tem os seguintes objetivos:

 

  • Promover, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, todas as formas de conhecimento;
  • Ministrar o ensino superior visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da profissão nos diferentes campos de trabalho, da investigação, do magistério e das atividades culturais, políticas e sociais;
  • Manter ampla e diversificada interação com a comunidade, traduzindo uma relação orgânica entre FAFICH e sociedade, pela articulação entre a Instituição e as entidades públicas e privadas de âmbito regional, nacional e internacional;
  • Estudar os problemas socioeconômicos da comunidade, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento regional, estadual e nacional, bem como para a qualidade da vida humana;
  • Incentivar a fixação dos nativos da região para a autossuficiência posterior nas áreas dos cursos superiores disponíveis implantados;
  • Constituir-se em fator de integração da cultura nacional e da formação de cidadãos;
  • Estimular o desenvolvimento de uma consciência ética na comunidade acadêmica;
  • Cooperar com os poderes públicos, universidades e outras instituições científicas, culturais e educacionais brasileiras, estrangeiras e internacionais;
  • Desempenhar outras atividades na área de sua competência;
  • Formar profissionais e especialistas de nível superior;
  • Promover a extensão do ensino e da pesquisa à comunidade, mediante cursos e serviços especiais;
  • Atender ao mercado de trabalho da microrregião do Estado, oferecendo-lhe mão-de-obra altamente qualificada e específica para a região;
  • Cooperar ativamente para o desenvolvimento regional cultural, social, físico-econômico e ambiental, apoiando e incentivando as lideranças locais e regionais, assim como suas instituições públicas e privadas.

 

BACHAREL EM ADMINISTRAÇAO

Carga Horária Créditos

1º Período
34 COMUNICAÇAO EMPRESARIAL 80 4
26 METODOLOGIA CIENTIFICA 40 2
18 NOÇOES DE CONTABILIDADE PARA ADMINISTRADORES 80 4
36 PRATICAS ADMINISTRATIVAS I 40 2
49 PRINCIPIOS DE ADMINISTRAÇÃO I 80 4
24 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL 80 4
2º Período
211 GESTAO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL 80 4
145 INSTITUICAO DE DIREITO PUBLICO E PRIVADO 80 4
208 MATEMATICA PARA NEGOCIOS E FINANÇAS 80 4
209 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL 40 2
210 PRATICAS ADMINISTRATIVAS II 40 2
207 PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇAO II 80 4
3º Período
216 ADMINISTRAÇAO DE MARKETING I 40 2
215 ECONOMIA DE EMPRESAS 80 4
214 ESTATISTICA APLICADA A ADMINISTRAÇAO 80 4
217 PRATICAS ADMINISTRATIVAS III 40 2
212 RESPONSABILIDADE SOCIAL E ETICA PROFISSIONAL 80 4
218 TECNOLOGIA DA COMUNICAÇAO E INFORMAÇAO 80 4
4º Período
222 ADMINISTRAÇAO DE MARKETING II 80 4
221 ADMINISTRAÇAO DE MATERIAIS 80 4
219 ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA 80 4
220 METODOS QUANTITATIVOS 40 2
224 PRATICAS ADMINISTRATIVAS IV 40 2
223 SOCIOLOGIA APLICADA ADMINISTRAÇAO 80 4
5º Período
228 COMERCIO EXTERIOR 80 4
225 ADMINISTRAÇAO ORÇAMENTARIA 80 4
233 GESTAO DE PESSOAS 80 4
226 INOVAÇAO E COMPETITIVIDADE 40 2
227 LOGISTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS 80 4
231 PRATICAS ADMINISTRATIVAS V 40 2
6º Período
243 ADMINISTRAÇAO DA PRODUÇAO E OPERAÇOES I 80 4
248 ELABORAÇAO E GERENCIA DE PROJETOS 80 4
238 GESTAO DA QUALIDADE 80 4
250 GESTAO DE SERVIÇOS 40 2
241 GESTAO ESTRATEGICA DE PESSOAS 80 4
252 PRATICAS ADMINISTRATIVAS VI 40 2
7º Período
265 ADMINISTRAÇAO DA PRODUÇAO E OPERAÇOES II 80 4
258 DISCIPLINA OPTATIVA:LEGISLAÇAO TRIBUTARIA- 80 4
260 DISCIPLINA OPTATIVA:SISTEMA DE INFORM. EMPRESARIAL 80 4
262 LIDERANÇA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETENCIAS 80 4
268 PRATICAS ADMINISTRATIVAS VII 40 2
8º Período
271 DISC. OPTATIVA: ADM. DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS 80 4
879 DISCIPLINA OPTATIVA: POLITICA DE NEGOCIOS 80 4
274 TOPICOS AVANÇADOS EM MERCADO DE CAPITAIS E FUTURO 40 2
278 TRABALHO DE CONCLUSAO -TCC 40 2

 

GRADE ADMINISTRAÇÃO 2016/1

CH

Pré – Requisito

 

 

1º Período

   
   
   
01 Teorias da administração I

O

04/66

Teorias da Administração I
02 Comunicação da administração

O

04/66

03 Filosofia

O

04/66

04 Direito empresarial e tributário

O

04/66

05 Métodos e técnicas de redação científica

O

04/66

06 Atividades Complementares

C

20

  Sub-Total

20/330

 

 

2º Período

07 Teorias da Administração II

O

04/66

Teorias da Administração I
08 Sociologia Aplicada à Administração

O

04/66

09 Psicologia nas Organizações

O

04/66

10 Contabilidade Empresarial

O

04/66

11 Matemática Financeira

O

04/66

12 Atividades Complementares

C

20

  Sub-Total

20/330

 

 

3º Período

13 Adm. Financeira e Orçamentaria I

O

04/66

Matemática Financeira
14 Ética e legislação Profissional

O

04/66

15 Estatística Aplicada à Administração

O

04/66

16 Tecnologia da Informação aplicada a Gestão

O

04/66

17 Economia I

O

04/66

18 Atividades Complementares

C

20

  Sub-Total

20/330

 

 

4º Período

19 Administração de Marketing I

O

04/66

20 Adm. Financeira e Orçamentaria II

O

04/66

Adm. Financeira e Orçamentaria I
21 Economia II

O

04/66

Economia I
22 Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

O

04/66

23 Legislação Previdenciária e Trabalhista

O

04/66

24 Atividades Complementares

C

20

 

Sub-Total

20/330

 

 

5º Período

25 Administração de Marketing II

O

04/66

Administração de Marketing I
26 Gestão de Talentos Humanos I

O

04/66

Sociologia Aplicada à Administração
27 Administração Financeira e Orçamentaria III

O

04/66

Adm. Financeira e Orçamentaria II
28 Logística e Gerenciamento de Cadeias de Suprimentos

O

04/66

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
29 Empreendedorismo

O

04/66

30 Atividades Complementares

C

20

  Sub-Total

20/330

 

 

6º Período

31 Sistema de Informação Gerencial

O

04/66

32 Gestão de Talentos Humanos II

O

04/66

Gestão de Talentos I

33 Gestão da Inovação

O

04/66

34 Elaboração e Gestão de projetos

O

04/66

Métodos e técnicas de redação científica;
– Administração financeira e orçamentária III
35 Administração de Produção e Operações I

O

04/66

36 Atividades Complementares

C

20

  Sub-Total

20/330

 

 

7º Período

37 Liderança e Motivação

O

04/66

38 Administração Estratégica

O

04/66

39 Gestão da Qualidade

O

04/66

40 Administração de Produção e Operações II

O

04/66

Administração de Produção e Operações I
41 TC I

C

04/66

Métodos e Técnicas de Redação Científica
42 Atividades Complementares  

20

Estágio Supervisionado I  

106

  Sub-Total

20/382

 

 

8º Período

43 Jogos Empresariais

O

04/66

44 Consultoria e Auditoria Empresarial

O

04/66

45 Gestão Socioambiental nas Empresas

O

04/66

46 Optativa I –

O

04/66

47 TC II

O

04/66

TC I
48 Atividades Complementares

O

106

Estágio Supervisionado II

C

52

 

 

  Sub-Total

20/382

  SOMA

3.012

 

 

Optativas Eletivas

PESQUISA OPERACIONAL

 

COMERCIALIZAÇÃO E POLÍTICA AGRÍCOLA

 

CÁLCULO I

 

CÁLCULO II

 

CONTROLADORIA

 

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS

 

MERCADOS DE CAPITAIS E FUTURO

 

 

 

   
   

 

 

Docente Titulação Área de Conhecimento Regime de Trabalho
Alzair Eduardo Pontes Mestre Administração Parcial
Carius Braz Gomes de Moraes Mestre Ciência da Computação Integral
Christiane Patrícia C. Moreira Especialista Ciências Contábeis Parcial
Elton Marinho Especialista Tecnologia da Informação Parcial
João Bosco Lopes Brandão Especialista Administração Integral
Jean Paulo Borges Especialista Administração Parcial
José Eduardo Machado do Amaral Mestre Administração Integral
Juarez Humberto Guimarães Especialista Economia Integral
Luciano de Moura Pereira Especialista Administração Integral
Lucivone Maria Peres de Castelo Branco Especialista Administração Dedicação Exclusiva
Maria Eliene Barbosa Dias Especialista  Administração Integral
Márlon Luiz de Almeida Mestre Administração Integral
Raquel Vieira Inácio Especialista Administração Integral
Rogério Teixeira Balieiro Especialista Administração Integral
Silvana Silveria Dias dos Santos Especialista Comunicação Integral

Em breve…

O curso de bacharelado de Administração da FAFICH tem como público alvo:

  • Pessoas portadoras de diploma do Ensino Médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para a contabilidade;
  • Profissionais que atuam em atividades da contabilidade, interessados em valorizar sua carreira, desde que comprovem a conclusão do Ensino Médio;
  • Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram atualizar conhecimentos da contabilidade.

A via de acesso ao curso é por vestibular presencial, presencial agendado, com a abertura de editais, transferências interna e externa e, como portador de diploma.