Close

Ações de Extensão

A universidade pública é um importante espaço de produção, acumulação e disseminação de conhecimentos.  Ela se fundamenta em três bases inter-relacionadas: ensino, pesquisa e extensão. A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição. É a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social. O seu objetivo é promover o desenvolvimento social, fomentar projetos e programas de extensão que levam em conta os saberes e fazeres populares e garantir valores democráticos de igualdade de direitos, respeito à pessoa e sustentabilidade ambiental e social.

A Extensão promove cursos de formação, capacitação e qualificação para o público, bem como elabora e administra projetos sociais e ambientais articulados para a comunidade.

Outra função social importante da Extensão na Universidade é a elaboração e articulação de políticas públicas por meio da participação em fóruns, consultorias e núcleos específicos de atuação.

A Extensão Universitária serve como instrumento de inserção social, aproximando a academia das comunidades adjacentes. Podem coordenar projetos de extensão qualquer integrante dos quadros funcionais da Universidade (Docentes e Técnicos).