I SEMANA DE VALORIZAÇÃO A VIDA

A I SEMANA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA, fomentada pelo Colegiado de Enfermagem, que acontecerá de 23 a 27 de setembro, traz como reflexões temas como o suicídio, a ansiedade e a depressão, que vêm crescendo nas universidades do país.

Considerando que a realidade dos universitários, que muitas vezes, não conseguem equilibrar a vida pessoal, trabalho e estudos, o Unicerrado abre espaço para debate da influência desses fatores na nossa saúde emocional e psíquica.

Afinal, falar é a melhor solução!

PROGRAMAÇÃO:

Dia 23/09 segunda-feira
9:00 – 9:30 = Acolhimento da “Semana de valorização da vida” (Campus Unicerrado)
19:00 – 20:30 = Aulão de Ginástica e Queimada Amarela (Quadra Unicerrado)
Organização: Profº Me. Carlos Roberto e Profº Me. Ricardo Ansaloni
20:30 – 21:00 = Acolhimento da “Semana de valorização da vida” (Campus Unicerrado)
Tenda Amarela (matutino e noturno) = Realização de Inscrições e “Música no Campus”

Dia 24/09 terça-feira
20:00 – 20:20 = Coffee Break e apresentação cultural (Auditório interno)
20:20 – 21:00 = Abertura Oficial do Evento (Auditório interno)
21:00 – 22:30 = Mesa – redonda 1: Saúde mental na vida acadêmica (Auditório interno)
Profº Esp. Edson Hélio – Suicídio entre universitários e profissionais da saúde.
Psicóloga Esp. Francine Medeiros – Promoção de saúde mental para adolescentes e adultos.
Profª Esp. Kátia Rodrigues – Mediadora do debate
Tenda Amarela (noturno) = Mural “Vale a pena viver”

Dia 25/09 quarta-feira
21:00 – 22:30 = Mesa – redonda 2: Depressão não é frescura! (Auditório interno)
Médica Psiquiatra Rafaela Pereira – Transtorno depressivo: principais causas e fatores de risco.
Psicólogo Esp. Paulo Costa – Intervenção sobre transtorno depressivo no contexto do Centro de Atenção Psicossocial.
Profª Ma. Mônica Bandeira – Mediadora do debate
Tenda Amarela (noturno) = Entrega de “Cartas especiais”

Dia 26/09 quinta-feira
9:30 – 11:00 = Mesa-redonda 3: Suicídio – prevenção e aspectos práticos (Auditório interno)
Enfermeira Esp. Lorrayne Silveira – Manejo de casos de suicídio por profissionais da saúde
Profª Ma. Natalia Marson – Estratégias de prevenção do suicídio
Profª Ma. Mônica Bandeira – Mediadora do debate
Tenda Amarela (matutino) = Entrega de “Cartas especiais”
21:00 – 22:30 = Mesa -redonda 4: Preconceito e suicídio (Auditório interno)
Profº Me. Laércio Martins – Análise crítica do fenômeno suicídio.
Profº Esp. Pedro Ferreira – LGBT e suicídio: um olhar (trans) específico para a exclusão social dos transgêneros.
Profº Me. Ricardo Ansaloni – Mediador do debate
Tenda Amarela (noturno) = Flashmob “Ame sua vida”

Dia 27/09 sexta-feira
21:00 – 22:30 = Roda de conversa: Mitos e verdades sobre suicídio (Sala 4 Bloco F)