ENFERMAGEM REALIZA 1ª CERIMÔNIA DE PASSAGEM DA LÂMPADA NO UNICERRADO

Dia 10 de maio último, alunos e alunas de Enfermagem participaram do ritual histórico da “Cerimônia de Passagem da Lâmpada”, inspirado na história da enfermeira Florence Nightingale que durante a Guerra da Crimeia (1853 – 1856), quando muitos soldados morriam por falta de higiene e cuidados básicos, conseguiu reduzir expressivamente o índice de mortalidade entre eles. Todas as noites, ela percorria os leitos dos feridos com uma “lâmpada” para prestar os cuidados de enfermagem. A “Cerimônia de Passagem da Lâmpada” representa a responsabilidade que os futuros enfermeiros assumem, no início das disciplinas, de manterem acesa a “chama” da busca constante do conhecimento científico e a responsabilidade de acolher e cuidar o ser humano. A entrega simbólica é realizada pelos alunos formandos e professores da graduação.

Segundo a Diretora do curso, Professora Lívia Vieira, o evento é um momento muito bonito e sensível, onde os pais e os alunos ingressantes e egressos participam e se envolvem pela sensibilização e responsabilidade da profissão: “por ser uma cerimônia simbólica e tradicional, ela fará parte do calendário de eventos da graduação, e acontecerá a partir desse ano em todo mês de maio em substituição a Semana Acadêmica que o curso vinha realizando” – salienta Professora Lívia.