1º JAMED DO UNICERRADO DISCUTE DEPRESSÃO E ANSIEDADE

Se encerrou no último dia 29 de março a 1ª Jornada Acadêmica de Medicina UNICERRADO (1ª JAMED). Com o tema “Depressão e Ansiedade: indicadores psíquicos das patologias contemporâneas”, o evento aconteceu na sede do Sindicato Rural e, também, nas instalações do Centro Universitário. Participaram da abertura oficial (27/03) o Reitor Professor Gilmar Vieira de Rezende, o Vice-Reitor Professor Rogério Henrique Ohhira, o Diretor da graduação Professor Thiago Ferolla Nunes, a Diretora-Adjunta Professora Adélia Cristina Fernandes Silva, convidados, alunos e docentes da graduação.

Na abertura do evento (27/03), palestrou o psiquiatra convidado Augusto César da Fonseca Neto, que falou sobre “Depressão na Criança e no Adolescente”. Na manhã do dia 28/03 – em palestra, Cláudia Diniz Silva Amado falou sobre “Depressão e Ansiedade em Estudantes de Medicina” e, à tarde, além da palestra “Cuidados Paliativos”, com a assistente social Giovana Rita Lucas, a enfermeira Viviane Monteiro e a psicóloga clínica Fabiana Faggiani da Cunha, palestrou Carolina Lima de Melo, falando sobre “Transtornos Alimentares e Comorbidades Psiquiátricas”.

No último dia do evento (29/03), os alunos da graduação realizaram no corredor principal da instituição uma exposição de trabalhos e participaram de minicursos com temas sobre processo terapêutico do corpo-mente, estratégias de cuidado em saúde mental e novas formas de identificar e intervir sobre a ansiedade e depressão, com minicursos de Fabiane Fonseca Bueno, Gisele Alves Medeiros, Luana Tainara Fernandes Barros e Lílian Ferreira Neves Tavares. No final da manhã, a 1ª JAMED – depois de uma Mesa Redonda sobre a “Saúde Mental de Estudantes de Medicina”, com os professores Laércio Melo Martins e Lílian Tavares, o evento se encerrou com sorteio de brindes.