Close

CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DO UNICERRADO REALIZA O III SIMPÓSIO DE SUSTENTABILIDADE E CONSERVAÇÃO DO CERRADO

A Semana Acadêmica do Curso de Gestão Ambiental do UNICERRADO aconteceu de 11 a 13 de setembro último com o III Simpósio de Sustentabilidade e Conservação do Cerrado, que abordou temas importantes por meio de palestras, além de vários minicursos abertos à comunidade interna e também externa.

Realizado no auditório interno, o evento teve como objetivo ampliar o conhecimento crítico dos acadêmicos, docentes, profissionais e sociedade em geral, e discutir ações sustentáveis que valorizam o progresso econômico associado com a preservação ambiental e a qualidade de vida. Na abertura oficial do evento ocuparam mesa solene o Vice-Reitor do UNICERRADO, Professor Mestre Rogério Henrique Ohhira, o Pró-Reitor de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis, Professor Doutor Welthon Rodrigues Cunha, o Diretor do Curso, Professor Mestre Guilherme Fernandes Dias e o Engenheiro Ambiental e Sanitarista Wendel Alves Pereira, representando a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Goiatuba.

No dia 11/09 palestrou o Secretário Executivo dos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente do Estado de Goiás, João Ricardo Raiser, que falou sobre a Gestão de Recursos Hídricos e os desafios no Estado. Na mesma noite palestrou também o Advogado Júlio César Marques Torres, falando sobre Direito Ambiental e Urbanístico. No dia 12/09, falando sobre Agrotóxicos, Saúde e Ambiente, palestrou a Advogada Ana Carolina Borges. Nesta noite também aconteceu uma Mesa Redonda que discutiu as consequências das mudanças na atual Lei de Agronegócios. Participaram da Mesa Redonda a pesquisadora da UFG Professora Mestre Frankcione Borges de Almeida, o Promotor de Justiça do Ministério Público de Goiatuba Adriano Godoy Firmino, o Engenheiro Agrônomo Mestre Sílvio Luis Carvalho e o Ambientalista Reynaldo Brito, mediados com a participação também de Doutora Kelly Cristina de Freitas Borges. No dia 13/09 foram realizados minicursos nos períodos vespertino e noturno, de Manejo e Conservação de Solo, Revitalização de Área Pública, Licenciamento Ambiental, Práticas em Ecologia e Processos Químicos inerentes à produção Sucroalcooleira.

Para o Diretor do Curso Professor Guilherme Fernandes: “temos a expectativa de que o evento tenha conseguido difundir novos valores pautados no conceito de desenvolvimento sustentável que se traduz num modelo de desenvolvimento global, capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”, diz o professor.